Carnaval é sinônimo de diversão, descanso e muita festa. Os bloquinhos de rua e trios elétricos arrastam multidões para curtir a folia nesta época do ano.
Apesar de não existir uma doença específica que se manifesta no período de carnaval, algumas patologias possuem maior propensão de surgirem devido a combinação de alguns hábitos comuns: aglomerações, paqueras, sexo sem proteção, exposição solar, bebida alcóolica, falta de descanso, alimentação incorreta e pouca preocupação com a higiene.
O resultado nós já sabemos, né? Diminuição da imunidade do organismo e consequentemente, contaminações por vírus e bactérias. Confira as principais doenças que podem ser contraídas no carnaval!
- Gripes e Viroses;
- Conjuntivite;
- Intoxicação alimentar;
- Herpes e mononucleose infecciosa;
- Leptospirose;
- Gastroenterite;
- Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);
- Tétano;
- Hepatite A;
- Hepatite B.
Referências Bibliográficas:
As sete principais doenças que surgem no Carnaval. UNINASSAU, 2019. Disponível em: https://www.uninassau.edu.br/noticias/confira-sete-principais-doencas-que-surgem-no-carnaval. Acesso em fevereiro de 2023.
Vai curtir o carnaval? Cuidado com as doenças típicas da época. Hospital Agenor Paiva. Disponível em: http://agenorpaiva.com.br/vernoticia.asp?d1=49#. Acesso em fevereiro de 2023.