Artigo comentado: a relação entre o Intestino e Tireoide

Em comemoração ao Dia Internacional da Tireoide, celebrado em 25 de maio, queremos abordar um tema extremamente relevante no campo da endocrinologia e nutrição – a relação entre o intestino e tireoide, ou o chamado “eixo intestino-tireoide”.

Para isso, vamos nos basear no artigo “Thyroid-Gut-Axis: How Does the Microbiota Influence Thyroid Function?” publicado na revista Nutrients em junho de 2020. Continue a leitura e confira!

Definição do eixo intestino-tireoide

A primeira coisa a entender é o que significa exatamente “eixo intestino-tireoide”. Em termos simples, é a relação bidirecional que existe entre a intestino e tireoide. Qualquer alteração na função da tireoide pode influenciar a composição da microbiota intestinal, e vice-versa.

A influência da microbiota na conversão hormonal

Um aspecto crucial dessa inter-relação é a influência da microbiota intestinal na conversão do hormônio tireoidiano T4, que é considerado também um pré-hormônio, para a sua forma ativa, T3. Essa conversão é mediada pela enzima intestinal sulfatase, que é produzida por certas bactérias benéficas presentes em nosso intestino.

Disbiose e doenças da tireoide

A disbiose intestinal, ou seja, um desequilíbrio na microbiota intestinal, tem sido associada a uma série de doenças da tireoide, incluindo doença de Hashimoto e doença de Graves. Isso sugere que a manutenção de uma flora intestinal saudável pode desempenhar um papel crucial na prevenção e gerenciamento dessas doenças.

Possíveis intervenções para a saúde do intestino

E quais seriam as possíveis intervenções para promover a saúde do intestino e, por extensão, a função da tireoide? As estratégias podem incluir dieta rica em fibras, uso de probióticos, e a prática regular de exercícios físicos. No entanto, é importante enfatizar que cada indivíduo é único, e portanto, as intervenções devem ser personalizadas.

Perspectivas futuras

Embora os estudos nesta área estejam progredindo, ainda há muito que não sabemos sobre o eixo intestino-tireoide. Portanto, a pesquisa continua sendo vital para entender melhor essas conexões e para fornecer aos profissionais de saúde as ferramentas necessárias para oferecer o melhor cuidado possível aos seus pacientes.

Conclusão

O intestino e tireoide estão inextricavelmente ligados, com cada um influenciando a função do outro. No Dia Internacional da Tireoide, incentivamos os profissionais de saúde a explorar mais profundamente essa conexão e a considerar a saúde do intestino ao tratar pacientes com doenças da tireoide.

Referência bibliográfica:
Knezevic J, Starchl C, Tmava Berisha A, Amrein K. Thyroid-Gut-Axis: How Does the Microbiota Influence Thyroid Function? Nutrients. 2020;12(6):1769. doi:10.