Mitos Sobre Doação de Sangue por Pessoas LGBTQIA+

A doação de sangue é um ato de generosidade que salva vidas, mas ainda existem mitos e mal-entendidos em torno das políticas de doação, especialmente para pessoas LGBTQIA+. Vamos desmascarar alguns desses mitos:

Mito 1: Pessoas LGBTQIA+ Não Podem Doar Sangue

Verdade: Embora existam restrições temporárias em alguns países para homens que fazem sexo com homens (HSH), muitas políticas estão evoluindo para permitir doações de sangue de indivíduos LGBTQIA+. No Brasil, o Hemorio, por exemplo, tem políticas inclusivas para pessoas LGBTQIA+ que desejam doar sangue (HEMORIO, 2021). Nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA) atualizou suas recomendações para reduzir o período de adiamento para HSH (FDA, 2020).

Mito 2: As Políticas de Doação de Sangue São Discriminatórias

Verdade: Muitos ativistas e profissionais de saúde argumentam que as políticas de doação de sangue são discriminatórias e baseadas em estigmas antigos. No entanto, organizações de saúde estão revisando suas políticas para refletir melhor a realidade atual e eliminar o estigma. É importante continuar pressionando por políticas mais inclusivas e baseadas em evidências.

Mito 3: Doar Sangue Afeta a Saúde de Pessoas LGBTQIA+

Verdade: Algumas pessoas LGBTQIA+ podem temer que a doação de sangue afete sua própria saúde devido a mitos sobre os processos de triagem e as consequências físicas. No entanto, os bancos de sangue seguem rigorosos protocolos de triagem para garantir a segurança do doador e do receptor. Doar sangue não tem impacto negativo na saúde das pessoas LGBTQIA+, desde que sigam as recomendações médicas e estejam em boas condições de saúde.

Referências

HEMORIO. Política de Doação de Sangue. 2021. Disponível em: <https://www.hemorio.rj.gov.br/Html/noticias/saiba-quem-pode-doar-sangue.htm>. Acesso em: 5 jun. 2024.

FOOD AND DRUG ADMINISTRATION (FDA). Blood Donations from Men Who Have Sex with Men. 2020. Disponível em: <https://www.fda.gov/consumers/consumer-updates/fda-revises-recommendations-reducing-risk-hiv-transmission-blood-and-blood-products>. Acesso em: 5 jun. 2024.