Por que cuidar da Saúde Mental?

Vou  te dar uma resposta bem simples. Porque cuidar da saúde mental vai melhorar a sua vida, a vida das pessoas que estão ao seu redor e pode evitar muito sofrimento.

Você deve estar se perguntando: mas como o sofrimento/saúde mental interfere na minha vida? Bem, a resposta não é muito simples, mas continue a leitura que vou te explicar neste texto!

Nosso estado emocional interfere na forma de pensar, sentir, agir, tomar decisões e construir relações. Além de afetar nossa capacidade de trabalhar, nos divertir, aprender e até de nos cuidar e cuidar das pessoas que dependem de nós, como filhos e pais idosos.

Como a ansiedade afeta nossos pensamentos? 

A pessoa ansiosa costuma ser invadida de pensamentos e tende a criar problemas que podem acontecer num futuro próximo, mas que na maioria das vezes acaba nem acontecendo.

A questão é que, sendo o problema “real” ou não, a pessoa experiencia aquele sofrimento da mesma forma e desgasta profundamente a sua saúde mental.

Exemplo real é quando o seu chefe te olha torto e você já acha que será demitido.

Como a depressão distorce nossa forma de nos relacionar?

Alguém deprimido costuma experienciar os problemas de forma amplificada, focando nas dificuldades e dando um peso grande a elas.

É comum que acabem criando atrito com seus parceiros, pois reclamam constantemente, têm dificuldade de se alegrar e podem gerar um peso enorme na relação.

Um exemplo bastante grave é quando uma pessoa tomada por um processo depressivo pode ter dificuldade de avaliar as condições da própria vida e sente-se incapaz de enfrentar determinadas situações.

Em alguns casos essa avaliação distorcida pode levá-la a sentir-se sem saída e alguns acabam encontrando a “solução” no suicídio.

Mas a mensagem que quero passar aqui é: cuidar da saúde mental vale a pena! 

É possível melhorar nossos relacionamentos afetivos, no trabalho e com a família; melhorar a capacidade de avaliar a própria vida e tomar decisões; ampliar a capacidade de lidar com problemas e dilemas da vida.

Quer aprender um pouco mais sobre o assunto? Assista o vídeo completo em nosso canal do Youtube!

https://youtu.be/WXWin2Gr1l4